Mousse de Requeijão e Mel com Amêndoas


Às vezes perguntam-me se gosto mais de fazer doces ou salgados. Nunca sei responder a esta questão. 
Tenho uma maior facilidade em “inventar” as receitas de todos os dias, muitas vezes de forma a aproveitar da melhor maneira o que tenho me casa, ou mesmo porque qiando vou às compras lembro-me de determinada combinação que quero fazer, apenas por ver o que me apetece comprar.
Com os doces o caso é diferente. Acabo sempre a inventar menos, ou a contar com combinações mais clássicas e receitas base, para depois adaptar a  partir daí.
Esta mousse foi uma invenção, mas inspirada numa mousse de requeijão com feijoca que comi num restaurante em Manteigas. Como gosto imenso de requeijão, achei que valia a pena adaptar a combinação de requeijão e mel numa mousse.  
Deixo-vos então a receita, com poucos ingredientes e muito rápida de preparar. E com video para, quanto mais não seja, aprenderem a fazer o crocante de amêndoas para colocarem sobre a mousse, e que lhe dá um toque final muito agradável!



Ingredientes para 4 pessoas: 

100ml de natas frescas
75g de requeijão
2 colheres de sopa de mel
50g de açúcar 
50g de amêndoas

Preparação:

Comece por colocar uma frigideira ao lume com o açúcar, e deixe-o caramelizar.
Coloque as amêndoas no tapete de silicone, e verta sobre elas o açúcar em caramelo, deixando depois arrefecer e solidificar.  
Entretanto com um garfo esmague bem o requeijão com o mel. 
Bata as natas até ficarem firmes e incorpore suavemente o preparado de requeijão com as natas. Divida a mistura por quatro tacinhas ou copinhos e coloque no frigorífico.
Pique grosseiramente o caramelo de amêndoas com um almofariz ou num robot de cozinha e, antes de servir polvilhe generosamente sobre a mousse.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:35

    Adoro estas ideias!
    As aparências enganam, e como se diz menos é mais. Não é preciso complicar muito para ter algo com sabor e textura, valorizando os produtos utilizados.
    As minhas "invenções" na cozinha são sempre variações de receitas que conheço, outras são em função do que existe em casa e criadas de raíz, tendo sempre a base "clássica", mudando proporções e substituindo ingradientes. É claro que há coisas que correm bem e outras que nem por isso, mas há que ter a mente aberta e aprender com os erros.
    Estou curiosa com essa mousse de requeijão com feijoca, pois parece ser uma combinação interessante que lembra o recheio de uma tarte/queijada. Afinal, não há receitas tradicionais (e não só) que levam puré de leguminosas (ex.tarte de grão, pasteis de feijão)?
    Mais uma receita simples, vistosa, e prática, para fazer um brilharete nas nossas mesas. Para experimentar em breve, assim que tenha requeijão!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Admito que não sou uma cozinheira por aí além e as sobremesas são mesmo o meu calcanhar de Aquiles. Mas esta receita parece tão boa e tão fácil (ainda por cima com vídeo, não há como errar) que vai já para a pasta das receitas a tentar.

    ResponderEliminar
  3. Viu experimentar, obrigado

    ResponderEliminar
  4. Rita C23:29

    Olá Joana! Que engraçado, também eu fui há uns dias a manteigas e também experimentei essa sobremesa. Que delícia! Vou experimentar a tua versão, obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir