Rissois de Camarão

E como uma coisa nunca vem só, para além das bolinhas de porco e alheira, ainda houve tempo para fazer uns deliciosos rissois de camarão.
E não me venham cá dizer que se podem comprar feitos que não é a mesma coisa.
Experimentem esta receita e depois digam lá se estes não são muito melhores....

Ingredientes para cerca de 2 dúzias:
(chávena com capacidade para 230ml)

Massa:
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de água
1 colher de sopa de manteiga
1 chávena de farinha

Recheio:
1/2 cebola
1 colher de sopa azeite
400gr de miolo de camarão (descongele deixando escorrer bem)
1 colher de sopa de farinha
2 dl de leite
1 gema
1 colher de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Prepare a massa levando ao lume o leite com a água, a manteiga e um pouco de sal. Quando levantar fervura, retire do calor e adicione a farinha mexendo bem até obter uma massa que se despegue das paredes do tacho. Reserve.
Para o recheio pique a cebola e refogue-a no azeite. Acrescente o camarão descascado e, se for grande, partido em pedaços. Adicione a polpa de tomate e deixe apurar. Acrescente a farinha e tempere de sal e pimenta.
Adicione o leite e deixe engrossar. Retire do lume e acrescente a gema e a salsa picada. Reserve.
Polvilhe a banca da cozinha com farinha e estenda a massa. Disponha porções de recheio tape com a massa e corte em forma de meia-lua com a ajuda de um copo. Repita a operação até esgotar todos os ingredientes.
Passe depois os rissóis primeiro por farinha, depois por ovo batido e finalmente pelo pão ralado. Estão depois prontos a congelar, ou a fritar, se forem para consumir de imediato.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Tenho sempre rissóis caseiros no congelador, são mesmo muito mais saborosos e pudemos sempre fazer ao nosso gosto, ou seja, rechear bastante mais
    Os de compra infelizmente só têem massa, o (pouco) recheio que contêem deixa sempre muito a desejar...

    Estão com um aspecto tentador!

    ResponderEliminar
  2. Também costumo fazer os meus rissóis em casa: ficam de facto muio mais saborosos. Nunca me lembrei de adicionar polpa de tomate aos meus, para a próxima vou experimentar! Estes estão com muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Adoro rissóis de camarão, mas ainda não me aventurei a fazer rissóis, normalmente é a minha mãe que os faz. Mas vou experimentar esta receita. Sem dúvida os rissóis caseiros são muito melhores.

    ResponderEliminar
  4. Estão lindos e acredito que sejam muito melhores do que os de compra, mas não tenho paciência :D bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que rissóis caseiros são outra coisa. Muito melhores e mais sabororos. Eu gosto de ter sempre em casa salgadinhos para uma ou outra ocasião, gosto de fazer rissóis de camarão, peixe e coxinhas.
    Gostei da tua receita.

    ResponderEliminar
  6. São os meus favoritos :)

    ResponderEliminar
  7. Não é a mesma coisa nada eu tb faço os meus em casa e ficam deliciosos
    Desde que comprei as forminhas para cortar tenho sempre congelado;)
    jinhos

    ResponderEliminar
  8. Ontem fiquei presa as tuas bolinhas de alheira!!! devem ser 1 delicia!!! estes rissois sem duvida q feitos em casa devem ser mil vezes melhores!!! eu gostei mto!!

    ResponderEliminar
  9. também tenho sempre rissois caseiros no congelador, faço de camarão, carne, bacalhau, atum, legumes e mistos.....os teus estou muito bonitos.
    bj e boa semana

    ResponderEliminar
  10. eis algo que ainda não consegui fazer!
    Corre-me sempre mal! =(
    Estão deliciosos os teus.

    ResponderEliminar
  11. eu gosto muito de fazer rissóis em casa.
    aguçaste-me a vontade de meter mãos à obra.

    ResponderEliminar
  12. ha muitoq ue nao faço rissoies e confesso que ando com saudades
    so ponho uma casquinha de limao na massa fica muito bom.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Acabei de fazer esta receita de rissois, e ficaram maravilhosos...

    Andava desejosa de comer rissois de camarao, e souberam-me pela vida...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo00:32

    Gostaria apenas de deixar aqui uma dica sobre a massa. Desde que tenho uma máquina de massa fresca que estico a massa nessa máquina. Nem precisa de farinha porque não agarra. É muito mais rápido e a espessura é uniforme.

    ResponderEliminar
  15. Alda B.16:04

    Vou dar uma sugestão, em vez de passar por ovo, podem-se pasar por leite, ficam menos ensopados depois de fritos...
    Também adoro, fazer rissois e agora com a "moda" de irem ao forno, fazem menos mal...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:14

    E depois de ler os vossos comentários, deixo ainda uma dica....é como eu faço: junto delicias do mar e o camarão ( a maior parte das vezes compro logo o miolo apenas) e trituro, não muito, e junto na frigideira aquando dos restantes temperos estarem prontos!! Façam e vão ver a diferença!1 Os meus filhos adoram!

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana. Esta massa que fazes aqui para os rissóis de camarão posso usar como base para todos os tipos de recheio? Sofia Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      Sim, esta massa serve para todo o tipo de rissois. Depois recheias com o que quiseres.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  18. Anónimo14:25

    Olá Joana, tudo bem?
    Não como fritos ... esta receita permite-me fazê-los diretamente no forno?
    Agradecida.

    ResponderEliminar

Imprimir